O anda e para do dia-a-dia no trânsito não desgasta só você. Algumas peças do carro também sofrem mais com essa situação. Em geral, o manual das concessionárias recomenda revisão a cada 10.000 quilômetros, porém em caso de uso excessivo, como dirigir frequentemente em congestionados, é prudente diminuir esse tempo.
Abaixo estão 8 mecanismos que precisam ser avaliados constantemente para garantir a sua segurança e o bom desempenho o veículo.
1. PASTILHAS DE FREIO
Com o anda-e-para constante, o sistema de frenagem é muito acionado, e fica fácil deduzir que as pastilhas de freio sofrem grande desgaste. Fique atento: caso você sinta uma vibração excessiva no carro ou no volante ao pisar no freio, pode ter chegado a hora de trocá-las.
2. EMBREAGEM
Em carros com câmbio manual, a troca de marchas é muito necessária nos engarrafamentos. Por isso, fique atento a qualquer alteração na embreagem. Evite também deixar o pé repousando sobre o pedal. Isso pode aumentar ainda mais o desgaste, causar lixamento do disco e superaquecimento.
3. ÓLEO
As montadoras indicam no manual do veículo o período para a troca. Mas, o trânsito pesado causa o envelhecimento do óleo e o desgaste do filtro, podendo levar à deterioração das peças do motor.
4. CORREIA
A correia dentada, responsável por fazer as engrenagens do motor girarem, precisa ser trocada com o tempo. Sua vida útil, que pode chegar aos 80 mil km rodados, tende a diminuir com a atividade constante, mesmo para quem anda pouco, mas mantém o carro ligado nos engarrafamentos. A correia exige atenção especial, já que ela pode danificar seriamente o motor caso arrebente, levando a um gasto bastante salgado.
5. BATERIA
O desgaste da bateria no trânsito pesado acontece devido ao acionamento constante do freio. A dica é: mantenha distância do veículo à frente, o que reduzirá a necessidade de frenagem. Além disso, não fique ligando e desligando o carro. Só desligue quando for extremamente necessário e, neste caso, não deixe faróis e equipamento de som ligados, isso consome energia.
6. MOTOR
Como já dissemos, ligar e desligar o carro prejudica o motor, além de aumentar o consumo de combustível. Só desligue o veículo em casos extremos, quando, por exemplo, você ficar parado por muito tempo no mesmo lugar, ou quando estiver preso em um túnel.
7. LIMPADOR DE PARA-BRISA
Este é um item que você quase impensável em uma lista como essa. Mas, as palhetas do limpador de para-brisa também sofrem nos engarrafamentos, mesmo sem ser acionadas, já que a exposição ao sol resseca as partes de borracha, o que reduz a sua vida útil.
8. RESFRIAMENTO
Manter em dia o sistema de resfriamento, ou arrefecimento, é fundamental para quem enfrenta engarrafamentos constantes. Isto impede o motor de superaquecer quando está parado. Por isso, mantenha a água do radiador sempre no nível e use o aditivo recomendado pela montadora do seu veículo para evitar sujeira e ferrugem.