BLOG FORTE

 

5 dicas para aumentar a vida útil da sua bateria

A bateria do veículo é formada pela união de várias pilhas ligadas em série dentro de uma carcaça plástica que transforma energia química em energia elétrica. Praticamente todo mundo, todo mundo mesmo, já teve problemas com a bateria do carro. Por isso, vamos dar dicas para fazê-la durar mais.

1. Quanto mais se usa, mais se tem

O segredo da bateria é usá-la. Para se ter uma ideia, a duração dela está diretamente ligada à sua utilização. Para quem pouco usa o carro, a bateria dura aproximadamente 2 anos. Já nos casos de quem roda bastante, ela pode passar dos 4 anos. Ou seja, quem anda mais com o carro prolonga a vida da bateria.

Muita gente acha que ligar o carro de vez em quando é suficiente, mas isso não é verdade. Quando a bateria fica imóvel por muito tempo (mais de 3 meses), o ácido da solução que está entre as placas se acumula no fundo da bateria e corrói as placas de chumbo. Por isso, é preciso movimentá-la para manter a solução homogênea.

2. Um é pouco, dois é bom, três é demais, quatro nem pensar

O motor de partida ou de arranque é um motor elétrico de características especificas: alto torque por pouco tempo. Se levar mais de 3 segundos para seu carro pegar, corre o risco de queimar o motor de partida. Então, não é bom passar da terceira tentativa.

3. Boa e barata, é difícil.

Bateria boa depende da pureza dos materiais empregados. Por isso, é difícil achar uma bateria boa e barata.

4. O seguro morreu de velho

Bateria recondicionada não é um bom negócio, assim como dar carga rápida é um procedimento não recomendado pelos fabricantes. Também não vá atrás de receitas caseiras para recuperar sua bateria. Os riscos de acidentes são muito grandes. A manipulação e manutenção devem ser feitas por pessoas especializadas.

5. Desconfie do voltímetro

O voltímetro pode identificar uma bateria descarregada, mas não é suficiente para condená-la. O motor de partida consome alta amperagem por curto espaço de tempo. Portanto, apenas medir a voltagem instantânea não é suficiente para condenar uma bateria. É preciso carregá-la e depois utilizar um aparelho específico para medir a descarga: o "analisador de baterias".

Mas, em todos os casos, uma coisa é certa: os profissionais da oficina Honda Forte Ceasa estão sempre a disposição para auxiliá-lo com a bateria e demais componentes do seu veículo.