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Saiba como evitar problemas no câmbio automático

Problemas neste equipamento podem gerar custos altos, além de muita dor de cabeça. Mas, medidas simples podem preveni-los

Em geral, os problemas com o câmbio automático são gerados pela falta de cuidados com dois fatores: lubrificante da transmissão e líquido do radiador. Sinais como a perda de rendimento ou a trepidação em arrancadas podem indicar a necessidade de troca do lubrificante da transmissão. Isso ocorre porque, se não houver lubrificação adequada, os discos de troca e os dentes do conjunto sofrerão mais com o excesso de fricção.

Cada carro tem sua própria especificação para a troca do lubrificante da transmissão. Em média, a troca deve ser feita a cada 30 mil km, se for mineral, e 50 mil km se for sintético. Se o prazo não for respeitado, o sistema pode superaquecer e quebrar. No trânsito, com o excesso de anda e para e as curtas distâncias, os componentes aquecem muito e o lubrificante pode não chegar à temperatura ideal. Por isso, é bom ficar atento.

Além do lubrificante, é importante ficar atento ao arrefecimento do motor. A mistura que vai no radiador ajuda a refrigerar a transmissão, já que, se o propulsor superaquecer, o câmbio também fica quente.

Todo esse cuidado tem um bom motivo, que é a saúde do bolso. Venha para a oficina mecânica Honda Forte. Para agendar um serviço, ligue: 11 3838 3010 (Ceasa) ou 2218 9239 (Norte).