BLOG FORTE

 

#FicaADica 9 atitudes para que o combustível dure mais

Medidas simples podem fazer com que você precise abastecer menos e, com isso, fazer mais economia.

Algumas tecnologias como pneus ecológicos, baixa resistência à rolagem, indicadores de troca de marcha, econômetro e até start-stop (que desliga o motor em paradas) ajudam a diminuir o gasto de combustível.

Mas, o consumo não depende apenas do carro. A forma como você dirige e alguns cuidados influenciam bastante o rendimento do tanque.

Veja alguns cuidados para colocar em prática e gastar menos no posto:

1. Vá devagar com o acelerador

Arrancadas rápidas, além de aumentar a emissão de poluentes, também consomem mais combustível. Outro fator que eleva o gasto é fazer o motor chegar a giros elevados. Isso acontece porque a partir de uma certa rotação, é injetada mais gasolina nas câmaras de combustão.

O melhor a ser feito é ganhar velocidade lentamente, sem acelerações bruscas, seguindo o indicador de troca de marchas e/ou o econômetro, se houver.

Em veículos com câmbio automático, evite o “kick-down” que é a redução de uma marcha causada ao apertar o pedal do acelerador até o final do seu curso. Se tiver modo de condução, use o mais econômico.

2. E também não corra

A velocidade aumenta o consumo do carro.

3. Preste atenção aos pneus

Pneus de baixa resistência à rolagem podem reduzir o consumo até 8% e a missão de CO2 reduzida em até 5%. Mas, de nada adianta os pneus especiais se não forem mantidos com a pressão correta estabelecida pelo fabricante.

Outra questão que afeta diretamente os pneus e o consumo é o alinhamento da direção. Se estiver fora do padrão estipulado pelo fabricante o motor fará um esforço muito maior, resultando em maior gasto de borracha e combustível (até 10%).

4. Velocidade Uniforme

Nada gasta mais combustível do que colocar o carro em movimento. Então, manter a velocidade do veículo o mais uniforme possível, evitando situações de trânsito intenso e o anda e para, ajuda na economia. Para isso, mantenha distância do carro da frente e preste atenção no trânsito em geral. Assim, você poderá tomar decisões com antecedência, como calcular se uma mudança de faixa evitará parar o carro ou se bastará tirar o pé do acelerador em vez de usar o freio.

5. Tenha uma condução suave

Se há um semáforo vermelho a 200 m, por exemplo, primeiro tire o pé do acelerador e depois reduza as marchas progressivamente antes de recorrer aos freios. Você não perde tempo fazendo isso, evita o desgaste do carro e economiza combustível.

Ao reduzir marcha sem acelerar, a injeção de combustível no motor é interrompida: por mais que a rotação aumente, nenhum mililitro de combustível é queimado.

6. Ar-condicionado: aprecie com moderação

O ar-condicionado ligado pode aumentar o consumo em mais de 5%. Então, vale ponderar o uso em dias de temperatura amena.

7. Visite o mecânico

São as velas responsáveis pela ignição do combustível dentro do motor. Se elas estão gastas, o consumo pode aumentar em até 25%. Filtro de ar saturado ou de óleo e combustível entupidos podem, cada um, fazer o motor gastar 20% mais combustível. Dessa forma, o carro estará gastando mais combustível e terá um desempenho ruim.

Também deve-se trocar o óleo do motor nos prazos certos. Um óleo de má qualidade ou vencido aumenta o atrito interno do motor. Assim, parte da energia que iria para as rodas é perdida com maior aquecimento do motor.

8. Ande leve

É possível alcançar uma redução de peso significativa se você retirar tudo o que não precisa do carro. A caixa de ferramentas, o guarda-sol e as peças de roupas esquecidas no porta-malas, por exemplo.

9. Favoreça a aerodinâmica

Quanto mais aerodinâmico seu carro for, menor a resistência de ar e maior a economia de combustível. Retirar o bagageiro ou o suporte de bicicletas do teto quando não estão em uso são algumas estratégias. Outra é fechar as janelas acima dos 80 km/h.