BLOG FORTE

 

12 dicas para uma direção segura na estrada

Em meses de férias escolares, como em julho, aumenta o número de pessoas pegando a estrada para uma viagem de férias. Mas, mesmo motoristas experientes, devem redobrar a atenção em rodovias. A Honda Forte separou algumas dicas para você aproveitar melhor a viagem sem colocar o bem-estar da família em risco:

1. Escolha um bom horário para viajar. Você sabe em qual período do dia costuma estar mais disposto. Aproveite este momento.

2. Considere a viagem como uma parte do passeio. Em alguns casos ela pode ser longa, mas procure vê-la como algo além de um tempo que você tem que ficar dentro do carro até chegar ao destino.

3. Programe paradas. O ideal é fazer uma pausa, mais ou menos, a cada duas horas.

4. Faça um revezamento. Se possível, troque de motorista a cada 150 ou 200 quilômetros.

5. O sono é inimigo da boa direção. Além de estar descansado, fique de olho também em remédios que podem causar sonolência, como ansiolíticos e relaxantes musculares.

6. Cuide da alimentação. Nada de alimentos que demoram para fazer digestão e provocam sono.

7. Nada de celular, nem pensar. Essa é uma recomendação antiga, mas sempre válida. Se o carro tiver espelhamento, use para ouvir músicas ou como navegador. Contudo, é melhor ainda se você puder deixar essa tarefa com o carona.

8. Conheça seu carro. SUVs têm centro de gravidade mais alto, o que faz diferença na estabilidade nas curvas. Já automóveis pesados exigem maior distância para frenagens de emergência. Picapes grandes, por exemplo, tem comportamento dinâmico parecido com o de um caminhão. E motores com menor potência pedem mais espaço nas ultrapassagens.

9. Atenção a bagagem. Distribua o peso e nunca deixe objetos soltos. Em caso de acidentes, eles podem atingir alguém. E, claro, não cubra a visão do vidro traseiro.

10. Use o cinto de segurança. É obrigatório para todos os ocupantes. Além disso, os passageiros da frente não devem deitar o banco deixando o cinto na altura do pescoço. Isso pode ser fatal em caso de acidente.

11. Ligue as luzes. Os faróis devem estar ligados mesmo durante o dia. À noite, jamais use farol alto ao cruzar com outro carro.

12. Freie nas curvas. O carro deve ser freado em linha reta e a reaceleração deve ser suave ao contornar a curva. Procure fazer a tangência correta na curva, sem a necessidade de corrigir a trajetória.

E nunca é demais lembrar, o carro deve estar em perfeito funcionamento. Para isso, agende um horário na oficina Honda Forte.