BLOG FORTE

 

9 dicas para deixar o seguro mais barato

O seguro é uma das principais despesas com os automóveis. Mas, é possível economizar no valor com algumas dicas.

1. Pesquise
Comparar preços e empresas é a regra de ouro para qualquer compra. Na hora de fechar um seguro, não é diferente.

2. Reboque e emergência
Você sabia que um guincho 24h pode representar até 15% do valor da apólice? Saber que tem direito a um reboque de até 500 km é tranquilizador, mas pode custar caro. Repense a necessidade deste serviço.

3. Carro reserva
Este é outro item que merece ser avaliado. É bom ter, mas como tudo, tem seu preço. Liste as alternativas caso você fique sem carro: transporte público, táxi, carros de aplicativos, outros automóveis da família etc. e avalie a necessidade do carro reserva.

4. Modalidade de franquia
Mais uma vez, a ordem é analisar. Geralmente, as empresas oferecem a normal, que é o preço padrão do seguro, a reduzida e a majorada. Para quem usa muito o carro no dia a dia, o recomendado é optar pela franquia reduzida. Apesar da apólice ser entre 10% a 15% mais cara, a franquia cai para 50% da tradicional. Já um motorista prudente (com um histórico de nenhum ou poucos sinistros), ou que usa pouco o veículo, pode escolher a majorada. Ela pode custar até 10% a menos no seguro, já que o usuário terá de arcar com um custo maior em caso de conserto.

5. Serviços residências
Encanador, eletricista e outros serviços são oferecidos pelas companhias de seguro e impactam em aproximadamente 2% do valor do seguro. É pouco, mas se seu seguro saúde ou da casa já cobre esses serviços, não há necessidade de pagar duas vezes.

6. Valor de referência
Quem opta por 110%, recebe um valor maior em caso de perda total ou roubo/furto do veículo. Mas, também gastará a mais no seguro. A dica é avaliar o preço do veículo no mercado de seminovos para saber o quanto o automóvel deprecia na revenda.

7. Garagem
Quem deixa o carro na rua paga seguro mais caro. Faça os cálculos e veja se não vale a pena alugar uma garagem ou pagar estacionamento. Às vezes, até a instalação de um rastreador pode baratear a apólice.

8. Seja prudente
Motoristas com poucos pontos na carteira e sem históricos de sinistros ganham bônus das seguradoras.

9. Tenha um bom relacionamento com o corretor
É ele quem vai orientar você em questões que aumentam ou diminuem o valor do seguro, mostrando as melhores opções para economizar e de quais coberturas não se deve abrir mão. Ele também costuma estar por dentro de promoções das companhias.