Em 1997 foi criado o Programa Honda Conduz, com o objetivo de dar acessibilidade às pessoas com deficiência (PcD), oferecendo veículos 0km com isenção parcial de impostos e liberação do rodízio municipal em São Paulo.
Muitos sabem que condutores PcD tem benefícios fiscais na compra do carro, mas o que poucos sabem é que você não precisa ser o condutor para isso. No Programa Honda Conduz, não condutores também têm direito a esses benefícios.
Os não-condutores são pessoas com deficiências física, mental, visual ou autismo, incapacitadas a conduzir veículos. Para ter o benefício, o PcD pode adquirir o carro com isenção de impostos por conta própria ou por meio de um tutor legal que deve ser indicado no Detran.
Para participar do programa, basta seguir esse passo a passo:
- Diagnóstico e relatório médico: Reúna os exames médicos que comprovem a patologia e um relatório assinado pelo médico responsável do Detran concluindo o diagnóstico.
- Laudo Médico: O condutor responsável deve agendar uma visita a uma clínica do Detran para a emissão do Laudo Médico necessário para dar início ao processo de isenção.
- Isenção do IPI e ICMS: Reúna a documentação necessária para obter a isenção desses impostos.
- Escolha seu veículo: Encontre o Honda 0km ideal para você, entre os modelos disponíveis para o benefício. As condições de isenção variam de acordo com o valor do carro.
- Isenção do IPVA: Esta isenção só será encaminhada quando o veículo estiver devidamente documentado em nome da pessoa portadora de deficiência física.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre o seu direito ao programa, a Honda Forte verifica para você com pré avaliação sem custo.